A instituição que escolhemos pediu-nos um Projeto de Voluntariado, sendo este o texto que se segue abaixo:
Escola Estadual Professor Morais
Projeto de Voluntariado
2008
Turma: 31 A
Grupo 1
Bruno Rafael Meira Carneiro
Kássio Coelho e Souza
Luiza Silva Ferreira
Natália Guimarães Rosemburg
Sara Martins Câmara
Apresentação
Na Escola Estadual Professor Morais, foi proposto aos alunos que cursam o terceiro ano do Ensino Médio do turno da manhã, um trabalho sobre "Voluntariado", que faz parte do "Projeto Interdisciplinar Melhorando o Mundo". Os professores e as respectivas disciplinas envolvidas são:
• Eduardo Luiz Silva Dias – Filosofia (coordenador do projeto),
• Carmem Fátima Rocha da Silva – Inglês,
• Inês Cristina Rodrigues – Química,
• Maria Elizabeth Guedes – Biologia (responsável pela turma 31 A),
• Nísia Maria dos Santos Socorro – Geografia.
O objetivo deste trabalho é mostrar e colocar em prática os temas trabalhados em sala de aula, como a moral, a ética, o auxílio e convivência com a sociedade e suas dificuldades, dentre outros, na busca de uma melhor formação da consciência moral e cidadã dos alunos, e a obtenção de novas experiências para estes.
O trabalho proposto aos alunos, é que estes devem dividir-se em grupos de no máximo 8 alunos, e que cada grupo deve escolher uma instituição sem fins financeiros para estarem prestando trabalhos voluntários, tendo uma carga horária de 20 horas a cumprir, sendo esta distribuída no período de agosto a outubro de 2008.
Cada grupo apresentará à instituição as cartas de apresentação de seus alunos, as quais comprovam que o aluno faz parte do projeto da nossa escola, e está disposto a prestar o voluntariado. A escolha dos dias a serem trabalhados na instituição deve estar de acordo com a disponibilidade dos alunos e com o consentimento da instituição, e a carga horária máxima semanal é de 4 horas. Se a instituição exigir, o grupo deverá providenciar um Projeto de Voluntariado (sendo este o Projeto de nosso Grupo), o qual é um documento que trata do que foi acertado entre o grupo e a instituição, para o cumprimento do voluntariado nesta. A cada dia de trabalho prestado, o grupo deverá redigir um relatório, seguindo o modelo passado pelos professores, no qual devem transcrever tudo o que foi feito, desde a chegada à saída da instituição e, ao final, uma avaliação deste dia de trabalho prestado. E também, o preenchimento do registro de freqüência de cada aluno – sendo que este deve ser preenchido a cada dia de trabalho, e assinado pelo responsável da instituição. Para um melhor registro das atividades desenvolvidas, os alunos deverão fotografar-se prestando estas atividades e, para a obtenção de fotos com pessoas da instituição (funcionários ou pessoas atendidas por esta), providenciar autorizações por escrito das pessoas a serem fotografadas (e, no caso de menores, autorização dos pais destas).
Além de prestar o voluntariado, os alunos deverão montar uma pasta, seguindo as normas da ABNT, a qual deve conter o histórico da instituição em que estão trabalhando, o Projeto de Voluntariado (caso a instituição tenha exigido), os relatórios de cada dia de trabalhado prestado, o registro de freqüência de cada aluno e, no anexo, fotos referentes à instituição e aos trabalhos dos alunos.
Para uma melhor divulgação das instituições escolhidas, e também como critério de avaliação dos alunos, cada grupo deverá providenciar um blog (sendo este do Blogspot, por questão de padrão), no qual deverão postar informações sobre a instituição (como o seu histórico), fotos de cada dia de trabalhos prestados (sendo que, como já mencionado, estas fotos deverão ter autorização por escrito dos fotografados), e outras informações que considerarem importantes para sua postagem no blog. É através destes blogs que os grupos poderão se interagir, e os professores avaliarem em parte os alunos, já que poderão estar acompanhando o trabalho prestado por seus alunos.
A avaliação dos alunos, como mencionado, será feita através da pasta e do blog, sendo que serão 5 pontos por bimestre em cada uma das matérias envolvidas, sendo estes bimestres o 3º e o 4º (sendo que a avaliação do 3º bimestre será feita no período de agosto à primeira quinzena de setembro, e do 4º bimestre da segunda quinzena de setembro ao final de outubro). Lembramos que cada bimestre vale 25 pontos.
Pode-se concluir que é imprescindível a colaboração da instituição com os alunos para o bom desenvolvimento do trabalho.
O nosso grupo gostaria de estar trabalhando com o GRUPAC – Grupo de Apoio à Criança Carente, desde que a direção desta aceite a nossa ajuda. Para isso, enviamos este projeto, que trata dos trabalhos que gostaríamos de estar desenvolvendo com suas crianças.
Justificativa
Primeiramente fomos estimulados pelo trabalho escolar a estarmos nos tornando voluntários, mas também somos movidos por vontade própria, em que temos a curiosidade de saber mais sobre como este se desenvolve, a vontade de estar prestando ajuda e auxílio ao próximo sem interesses e o incentivo de nossas famílias e professores, pois estes acreditam ser o voluntariado algo imprescindível para o alcance de uma sociedade melhor, e este trazer uma grande contribuição moral e espiritual para quem o pratica.
Objetivo
Queremos estar ajudando as crianças da GRUPAC, de acordo com as nossas condições e com o espaço que esta nos ofertar.
Esperamos, também, estarmos adquirindo novos conhecimentos e experiências, uma vez que o voluntariado é uma via de mão dupla, em que o voluntário também está sendo beneficiado com o aprendizado dos valores da moral, da ética, do amor, da convivência com próximo, dentre outros.
Grupo de Trabalho
O nosso grupo é constituído de 5 alunos, com idade entre 17 e 18 anos, sendo eles:
• Bruno Rafael Meira,
• Kássio Coelho e Souza,
• Luiza Silva Ferreira,
• Natália Guimarães Rosemburg,
• Sara Martins Câmara.
Público Alvo
O nosso público alvo são as crianças da GRUPAC de idade entre 4 a 5 anos, as quais nos sentimos capacitados para estarmos lidando. Com o desenvolver do trabalho, podemos recorrer à idéia de estar trabalhando também com as de menor idade.
Plano de Ação
Pretendemos estar montando oficinas de atividades e brincadeiras para as crianças, podendo estas serem com pintura, modelagem com massinha, músicas, jogos com bola, desenhos, brincadeiras de roda, dentre outros. A quantidade de crianças por oficina e o tempo de duração de cada oficina, fica a combinar com a coordenadora da creche, de acordo com a forma que esta achar melhor.
E também, pretendemos estar organizando doações para a creche, em que nós estaremos mobilizando nossos familiares, amigos e pessoas das nossas comunidades para que estejam ajudando para a arrecadação destas.
Cronograma
Abaixo, segue um quadro com as datas em que estaremos presentes para a realização dos trabalhos. O horário será de 14:00h às 16:00h (ou seja, a cada dia de trabalho cumpriremos duas horas).
Caso haja impossibilidade de estarmos presentes nessas datas, seja por compromissos escolares ou pessoais, estaremos avisando com antecedência, e combinando com a direção da creche outro dia para repor.
Dias das Oficinas
04 de setembro
09 de setembro
12 de setembro
18 de setembro
19 de setembro
26 de setembro
02 de outubro
03 de outubro
17 de outubro
24 de outubro
Recursos
O material a ser usado durante as oficinas, gostaríamos de estar combinando com a direção da creche se esta poderia estar nos fornecendo, sendo que estaremos avisando com antecedência sobre o material a ser usado em cada dia.
Também pedimos para que, durante as primeiras oficinas, tenhamos o acompanhamento de alguma funcionária da creche, já que com esta as crianças estão mais familiarizadas.
Divulgação e Blog
Como já mencionado no item "Apresentação", a cada visita que fizermos, teremos de estar registrando o que fizemos, usando para isso fotografias ou outros recursos. Estas serão postadas em um blog, de endereço 31agrupo1.blogspot.com , e é através deste blog que seremos acompanhados e avaliados por nossos professores.
Por ser proibida a postagem de fotos de menores de idade na Internet, gostaríamos de pedir autorização de estarmos tirando fotos das crianças de costas ou usando quadriculado em seus rostos (a fim de que seja protegida sua imagem) em nossa presença, ou o envio de autorização aos pais, para que possamos usar as fotos no registro do trabalho que estamos realizando com elas. Também pedimos autorização para estarmos tirando fotos do estabelecimento da creche, e de estarmos postando estas no blog.
Conclusão
Esta é a nossa proposta de trabalho com as crianças da GRUPAC. Em caso de não concordância por parte da direção da creche com algum item, estamos dispostos a discutir sobre o assunto, para que se chegue a um acordo em que se beneficie ambas as partes.
Desde já, nosso Grupo agradece pela oportunidade!
O material a ser usado durante as oficinas, gostaríamos de estar combinando com a direção da creche se esta poderia estar nos fornecendo, sendo que estaremos avisando com antecedência sobre o material a ser usado em cada dia.
Também pedimos para que, durante as primeiras oficinas, tenhamos o acompanhamento de alguma funcionária da creche, já que com esta as crianças estão mais familiarizadas.
Divulgação e Blog
Como já mencionado no item "Apresentação", a cada visita que fizermos, teremos de estar registrando o que fizemos, usando para isso fotografias ou outros recursos. Estas serão postadas em um blog, de endereço 31agrupo1.blogspot.com , e é através deste blog que seremos acompanhados e avaliados por nossos professores.
Por ser proibida a postagem de fotos de menores de idade na Internet, gostaríamos de pedir autorização de estarmos tirando fotos das crianças de costas ou usando quadriculado em seus rostos (a fim de que seja protegida sua imagem) em nossa presença, ou o envio de autorização aos pais, para que possamos usar as fotos no registro do trabalho que estamos realizando com elas. Também pedimos autorização para estarmos tirando fotos do estabelecimento da creche, e de estarmos postando estas no blog.
Conclusão
Esta é a nossa proposta de trabalho com as crianças da GRUPAC. Em caso de não concordância por parte da direção da creche com algum item, estamos dispostos a discutir sobre o assunto, para que se chegue a um acordo em que se beneficie ambas as partes.
Desde já, nosso Grupo agradece pela oportunidade!
Atenciosamente,
Grupo 1 – 31 A
Grupo 1 – 31 A
Nenhum comentário:
Postar um comentário