domingo, 7 de setembro de 2008

Apresentação



Na Escola Estadual Professor Morais, foi proposto aos alunos que cursam o terceiro ano do Ensino Médio do turno da manhã, um trabalho sobre "Voluntariado", que faz parte do "Projeto Interdisciplinar Melhorando o Mundo". Os professores e as respectivas disciplinas envolvidas são:
• Eduardo Luiz Silva Dias – Filosofia (coordenador do projeto),
• Carmem Fátima Rocha da Silva – Inglês,
• Inês Cristina Rodrigues – Química,
• Maria Elizabeth Guedes – Biologia (responsável pela turma 31 A),
• Nísia Maria dos Santos Socorro – Geografia.
O objetivo deste trabalho é mostrar e colocar em prática os temas trabalhados em sala de aula, como a moral, a ética, o auxílio e convivência com a sociedade e suas dificuldades, dentre outros, na busca de uma melhor formação da consciência moral e cidadã dos alunos, e a obtenção de novas experiências para estes.
O trabalho proposto aos alunos, é que estes devem dividir-se em grupos de no máximo 8 alunos, e que cada grupo deve escolher uma instituição sem fins financeiros para estarem prestando trabalhos voluntários, tendo uma carga horária de 20 horas a cumprir, sendo esta distribuída no período de agosto a outubro de 2008.
Cada grupo apresentará à instituição as cartas de apresentação de seus alunos, as quais comprovam que o aluno faz parte do projeto da nossa escola, e está disposto a prestar o voluntariado. A escolha dos dias a serem trabalhados na instituição deve estar de acordo com a disponibilidade dos alunos e com o consentimento da instituição, e a carga horária máxima semanal é de 4 horas. Se a instituição exigir, o grupo deverá providenciar um Projeto de Voluntariado, o qual é um documento que trata do que foi acertado entre o grupo e a instituição, para o cumprimento do voluntariado nesta. A cada dia de trabalho prestado, o grupo deverá redigir um relatório, seguindo o modelo passado pelos professores, no qual devem transcrever tudo o que foi feito, desde a chegada à saída da instituição e, ao final, uma avaliação deste dia de trabalho prestado. E também, o preenchimento do registro de freqüência de cada aluno – sendo que este deve ser preenchido a cada dia de trabalho, e assinado pelo responsável da instituição. Para um melhor registro das atividades desenvolvidas, os alunos deverão fotografar-se prestando estas atividades e, para a obtenção de fotos com pessoas da instituição (funcionários ou pessoas atendidas por esta), providenciar autorizações por escrito das pessoas a serem fotografadas (e, no caso de menores, autorização dos pais destas).
Além de prestar o voluntariado, os alunos deverão montar uma pasta, seguindo as normas da ABNT, a qual deve conter o Projeto de Voluntariado (caso a instituição tenha exigido), o histórico da instituição em que estão trabalhando, os relatórios de cada dia de trabalhado prestado e com fotos, o registro de freqüência de cada aluno, e anexo, caso o grupo considere importante acrescentar algo a mais que não tenha sido exigido.
Para uma melhor divulgação das instituições escolhidas, e também como critério de avaliação dos alunos, cada grupo deverá providenciar um blog (sendo este do Blogspot, por questão de padrão), no qual deverão postar informações sobre a instituição (como o seu histórico), fotos de cada dia de trabalhos prestados (sendo que, como já mencionado, estas fotos deverão ter autorização por escrito dos fotografados), e outras informações que considerarem importantes para sua postagem no blog. É através destes blogs que os grupos poderão se interagir, e os professores avaliarem em parte os alunos, já que poderão estar acompanhando o trabalho prestado por seus alunos.
A avaliação dos alunos, como mencionado, será feita através da pasta e do blog, sendo que serão 5 pontos por bimestre em cada uma das matérias envolvidas, sendo estes bimestres o 3º e o 4º (sendo que a avaliação do 3º bimestre será feita no período de agosto à primeira quinzena de setembro, e do 4º bimestre da segunda quinzena de setembro ao final de outubro). Lembramos que cada bimestre vale 25 pontos.
Pode-se concluir que é imprescindível a colaboração da instituição com os alunos para o bom desenvolvimento do trabalho, e desde já agradecemos à instituição de nossa escolha, por ter aceitado a nossa proposta de trabalho.

Nós, alunos da turma 31 A, do Grupo 1, composto pelos(as) alunos(as): Bruno Rafael Meira Carneiro; Kássio Coelho e Souza; Luiza Silva Ferreira; Natália Guimarães Rosemburg; e Sara Martins Câmara; escolhemos ajudar a instituição GRUPAC – Grupo de Apoio à Criança Carente, localizada à Rua Tiro, nº.: 50, no Bairro São Salvador, em Belo Horizonte, a qual pretendemos prestar um ótimo trabalho, em que sejam beneficiadas ambas as partes.
Luiza

Nenhum comentário: