domingo, 5 de outubro de 2008

4º Dia de trabalho - 26/09/2008

Relatório

1. Título da atividade
Jardim com colagem e cantigas.
2. Onde e quando a atividade foi feita
Ocorreu no salão da GRUPAC, no dia 26 de setembro de 2008, com início às 14:00h e término às 16:00h.
3. Quem participou do encontro
Os alunos Bruno, Kássio, Luiza e Sara; e também tivemos a presença de Lídia (também aluna da nossa escola, da sala 21A), irmã de Luiza, a qual foi convidada pelo nosso Grupo a estar nos auxiliando nas atividades, e a tocar no violão cantigas de roda para as crianças.
Obs.: infelizmente, a aluna Natália não poderá mais participar de nossas atividades à GRUPAC, devido a ela ter adquirido emprego no qual seu horário coincide com o do voluntariado, mas ela se dispõe a estar ajudando a instituição de alguma outra forma.
Quanto às crianças, participaram onze, com idade entre 4 e 5 anos.
4- Para quê a atividade
Quanto às colagens, tivemos por objetivo exercitar a criatividade das crianças, uma vez que todas possuíam as mesmas peças (algumas em cores diferentes), mas tinham de escolher uma formar de usá-las em que diferenciasse o seu trabalho dos demais.
Já as cantigas, nas atividades anteriores observamos que as crianças sempre pediam para deixarmos um espaço ao final das oficinas para que elas pudessem brincar em grupo, com cantigas de roda e competições. Então, fizemos o convite à Lídia para que pudesse estar tocando cantigas no violão, para dar mais ritmo às brincadeiras e para que as crianças tivessem contato com um instrumento musical.
5- O que aconteceu
Chegamos à creche às 13:50h e aguardamos Noely chegar, para que ela fizesse a divisão das crianças com as quais iríamos trabalhar naquele dia. Às 14:00h, nos foram encaminhadas dez crianças, sendo que oito tinham idade de 5 anos, e duas com idade de 4 anos.
Apresentamos-nos, conversamos com elas, e lhes explicamos como fazer a atividade. Elas se mostraram motivadas em realizá-la, e acompanhamo-las durante esta, auxiliando no que achavam dificuldade – elas também tiveram o acompanhamento e ajuda de Lídia. Aproximando-se das 15:00h a maioria já havia terminado sua colagem, e elas foram chamadas para o lanche, do qual retornaram às 15:15h.
Então, Lídia começou a tocar as cantigas, as quais eram acompanhadas pelo canto e brincadeiras das crianças. Foram estas: Atirei o Pau no Gato, A Dona Aranha, Ciranda Cirandinha, A canoa virou, Boi da Cara Preta, Fui à Fonte do Tororó, A Formiguinha, Marcha Soldado!, O Cravo brigou com a Rosa, Se essa rua fosse minha, Estátua, dentre outras.
Ao fim das cantigas, as crianças pediram folhas para poderem desenhar (que, como tema, sugerimos que desenhassem elas com suas respectivas famílias), enquanto que os meninos foram brincar de "drible" com Bruno e Kássio.
Por volta das 16:00h organizamos a fila e encaminhamos as crianças de volta às suas respectivas salas.
6- O que alcançaram
Contribuímos para o desenvolvimento da criatividade nas crianças, ao propormos uma atividade que tinha por desafio criar uma maneira de diferenciar seu desenho dos demais; e com as músicas, elas ficaram mais à vontade em brincarem umas com as outras, e despertamos-lhes a curiosidade, ao quererem conhecer mais sobre o violão.
7- Avaliação
Avaliamos como ótima a atividade desenvolvida, por termos alcançado os objetivos que havíamos planejado e por, através dela, termos adicionado novos conhecimentos e experiências às crianças.

Início da oficina; alunos: Luiza, Kássio e Sara.

Sara orientando as crianças durante a atividade.

Detalhe dos trabalhos das crianças.

Bruno e Kássio auxiliando as crianças durante a oficina de colagem.

Lídia, nossa convidada, tocando no violão cantigas para as crianças cantarem e brincarem.

Brincadeiras de roda ao som do violão.

Trabalhos da oficina de colagem feita com crianças: Parte 1.

Colagens: Parte 2

Colagens: parte 3 (obs.: há mais de 12 trabalhos por algumas crianças terem pedido para fazer mais de um)

Detalhe de um dos trabalhos.

Desenhos feitos pelas crianças, onde cada uma retratou sua família: parte 1.

Parte 2

Detalhe de um dos desenhos.

Nenhum comentário: